
Dois fortes terremotos atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24), deixando ao menos 164 mortos e 971 feridos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelas autoridades do país, que decretaram estado de emergência.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro tremor teve magnitude 7,2 e epicentro localizado a cerca de 21 quilômetros a oeste da cidade de Morón, na costa do Caribe. Menos de um minuto depois, um segundo sismo, de magnitude 7,5, atingiu a mesma região.
Os abalos provocaram danos em dezenas de edifícios residenciais e comerciais na capital Caracas e nos estados de Miranda, La Guaira, Aragua, Carabobo e Falcón. De acordo com as autoridades venezuelanas, o segundo terremoto foi o mais intenso registrado no norte do país desde 1900.
As equipes de resgate seguem mobilizadas em buscas por sobreviventes entre os escombros. O Aeroporto Internacional Simón Bolívar foi fechado após sofrer danos estruturais, enquanto os serviços de metrô e de distribuição de gás foram suspensos temporariamente em Caracas.
O Ministério da Educação informou que as aulas foram suspensas em todo o país até o fim da semana. Algumas escolas serão utilizadas como abrigos temporários e centros de arrecadação de doações para as vítimas.
Diversos países manifestaram solidariedade e ofereceram apoio à Venezuela, incluindo Brasil, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, El Salvador, México, Panamá, Uruguai, Itália, Reino Unido, Catar e Índia.
A Cruz Vermelha Venezuelana informou que sua sede sofreu danos significativos, mas destacou que equipes de resgate continuam atuando nas áreas mais afetadas. Já a Bolsa de Valores de Caracas suspendeu temporariamente as atividades para avaliar as condições do prédio, que também será utilizado como ponto de recebimento de doações.
Especialistas alertam que terremotos dessa magnitude costumam ser seguidos por réplicas, que podem ocorrer nas horas, dias ou até semanas após o evento. Apesar de não ser possível prever novos tremores, o monitoramento da atividade sísmica na região continua.
Tremores foram sentidos no Brasil
Os terremotos também foram percebidos em cidades brasileiras. De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), moradores relataram tremores em Belém (PA), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e em outros municípios da Região Norte.
Em Belém, alguns prédios chegaram a ser evacuados por precaução. Segundo especialistas, embora seja comum que terremotos dessa intensidade sejam sentidos a grandes distâncias do epicentro, não há risco de danos estruturais nas cidades brasileiras devido à distância entre os locais.
