
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), oficializou nesta quarta-feira (24) a criação de um comitê com o objetivo de combater a mortalidade materna, fetal e infantil entre populações indígenas.
A iniciativa, que funcionará dentro do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), visa desenvolver e implementar políticas públicas que considerem as particularidades de cada Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
O novo colegiado terá como responsabilidades a proposição de diretrizes, estratégias e ferramentas para a redução dessas mortes, além de monitorar indicadores de saúde, investigar fatores de risco e avaliar a eficácia das ações em curso nas comunidades.
A elaboração de um plano estratégico e o acompanhamento de sua execução nos DSEIs são competências centrais deste grupo.
Além disso, o comitê buscará fortalecer a colaboração entre diferentes esferas governamentais, organizações não governamentais, comunidades indígenas e especialistas, incluindo aqueles que praticam as medicinas tradicionais.
Uma atenção especial será dada à prevenção de riscos epidemiológicos em áreas com povos indígenas isolados ou em processo de primeiro contato, seguindo rigorosos princípios de precaução, respeito à autodeterminação, não imposição de contato e proteção integral à vida, cultura e territórios tradicionais.
Com informações de: AGBR
