Policial penal sob Investigação por fuga de detento em Teresina

O detento teria escapado justamente no período em que a servidora estava responsável pelo monitoramento das câmeras de segurança.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar a possível participação de uma policial penal na fuga de um detento da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, localizada em Teresina. A decisão foi publicada oficialmente no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 19.

O incidente ocorreu em 17 de agosto de 2025, quando Thiago Teixeira Silva, preso sob suspeita de homicídio em 2020, conseguiu escapar da unidade prisional por volta das 16h50, saindo da cela 18 do pavilhão F. As investigações apontam que a fuga aconteceu justamente no intervalo em que a servidora seria responsável pela vigilância das câmeras de segurança.

Um relatório preliminar indicou uma ausência injustificada e deliberada da policial na área de monitoramento entre 15h e 17h. A comissão de sindicância ressaltou que a presença da profissional era crucial para identificar e reportar qualquer anomalia de imediato à equipe de plantão. A investigação, que incluiu a análise de imagens de segurança e depoimentos de colegas, sugere que a conduta da policial pode ter facilitado a evasão do preso.

Inicialmente, considerou-se a possibilidade de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para encerrar o caso sem sanções. Contudo, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PI) rejeitaram essa opção, levando em conta que a policial já havia sido penalizada com 15 dias de suspensão em um processo disciplinar anterior. Diante disso, o secretário de Justiça, Heitor Gonçalves de Moura Vieira Bezerra, encaminhou o caso à Corregedoria da CGE-PI para que as apurações prossigam, garantindo o direito de defesa da servidora e a conclusão do processo.

Com informações de: Clubenews

MAIS NOTÍCIAS

+LIDAS DA SEMANA