PUBLICIDADE

SSP-PI apresenta pacote com 13 projetos de lei para reforçar a segurança pública

Chico Lucas, o conjunto de projetos foi elaborado com base em diagnósticos técnicos

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) apresentou nesta quarta-feira (23), em audiência pública, um pacote com 13 projetos de lei voltados ao fortalecimento da segurança pública, à valorização dos profissionais da área e ao aprimoramento da proteção social no estado.

As propostas fazem parte do Pacto Pela Ordem, iniciativa do Governo do Estado para o enfrentamento da criminalidade em todo o Piauí. De acordo com o secretário Chico Lucas, o conjunto de projetos foi elaborado com base em diagnósticos técnicos e busca promover modernização legislativa, mais eficiência operacional e respeito aos direitos humanos.

Dentre os destaques, está o projeto que autoriza a condução imediata de quem descumprir medidas cautelares, agilizando a resposta policial. Outro ponto relevante é a alteração da Lei nº 8.158/2023, ampliando as fontes de receita do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP), inclusive com a utilização de bens provenientes de crimes.

Também estão previstas medidas contra o tráfico de armas, receptação e desmanche de veículos ilegais, além da obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por agentes de segurança.

Na pauta da valorização profissional, o pacote inclui bonificação por metas, exames de saúde periódicos e cuidados biopsicossociais. Já no campo social, dois projetos se destacam: a criação do Fundo de Reparação às Vítimas de Crimes (FERVIC-PI) e o Estatuto Estadual da Vítima, com foco em acolhimento e reparação.

A SSP-PI também propôs o Protocolo Estadual de Proteção Animal (PET) e a proibição da apreensão de veículos por débito tributário durante operações policiais.

A audiência contou com representantes das Forças de Segurança, Ministério Público e OAB-PI.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS