
O Piauí consolidou um avanço significativo na prevenção a incêndios florestais, ao atingir 180 municípios com brigadas treinadas, o equivalente a 80% das cidades do estado. A conquista foi possível após a formação de novas equipes nos municípios de Porto e Nossa Senhora dos Remédios, no Território de Desenvolvimento dos Cocais, onde 27 brigadistas foram capacitados em uma ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar do Piauí.
Com a recente atualização, o estado conta agora com 2.780 brigadistas preparados para atuar em prevenção, monitoramento e combate ao fogo. Entre eles, 368 são mulheres, reforçando a diversidade de gênero em uma atividade crucial para a preservação ambiental. Além das ações operacionais, as equipes também promovem atividades educativas nas comunidades, conscientizando a população sobre riscos e medidas preventivas.
A expansão das brigadas integra o Pacto Piauí Sem Queimadas, programa lançado pelo governador Rafael Fonteles e gerenciado pela Secretaria de Meio Ambiente. Segundo o secretário Feliphe Araújo, a ampliação da cobertura fortalece a estratégia estadual, aumentando a capacidade de resposta do estado durante a temporada de queimadas. A meta governamental é estender ainda mais a atuação, abrangendo um número crescente de municípios para proteger a população, o patrimônio e o meio ambiente.

Com informações de: Governo do Piauí
