
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) deve definir, nesta segunda-feira (26), a nova composição de sua presidência e vice-presidência para o biênio responsável pela condução das eleições de 2026. A decisão será tomada a partir da lista de magistrados encaminhada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), após votação realizada na última quarta-feira (21).
A escolha dos novos dirigentes ocorre em meio a um cenário atípico no Judiciário piauiense. Pela primeira vez em anos, a sucessão não seguiu a tradição de conduzir automaticamente o atual vice-presidente ao comando da Corte Eleitoral, resultando em uma disputa aberta no Plenário do TJ-PI.
Na votação, o desembargador Olímpio Passos Galvão foi o mais votado para a vice-presidência, com 19 votos, enquanto o desembargador José Wilson Ferreira Júnior obteve 17 votos, para presidente. Já o atual vice-presidente do TRE-PI, desembargador Ricardo Gentil Eulálio, recebeu apenas seis votos, ficando em último lugar entre os concorrentes.
Segundo informações de bastidores, o desembargador José Wilson deve ser aclamado como novo presidente do TRE-PI, enquanto Olímpio Galvão deverá ser o vice-presidente e corregedor da corte eleitoral.
Com o envio da lista ao TRE-PI, caberá aos membros da Corte Eleitoral homologar e oficializar, na sessão desta segunda-feira (26), os nomes que irão comandar o tribunal no período eleitoral, datado para ocorrer em outubro deste ano.
O atual presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, afirmou que há entendimento entre os magistrados mais votados. Segundo ele, existe um acordo para que a escolha ocorra por aclamação. A posse da nova gestão deve ocorrer no dia 8 de abril.
TRE-PI






