PUBLICIDADE

Vereadora Samantha propõe multa para usuários de drogas em espaços públicos de Teresina

Samantha Cavalca prevê penalidades financeiras e condução à delegacia em casos específicos

A vereadora Samantha Cavalca (Progressistas) protocolou na Câmara Municipal de Teresina um projeto de lei que propõe a aplicação de multas a pessoas flagradas consumindo ou portando drogas ilícitas em vias e espaços públicos da capital.

Segundo a proposta, a multa poderá variar de R$ 500 até o valor de um salário mínimo (R$ 1.518, atualmente). A fiscalização será feita pela Guarda Municipal de Teresina, que, de acordo com a parlamentar, teve suas competências ampliadas após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Já que a Guarda teve as suas competências aumentadas pelo STF, a nossa equipe entendeu que ela poderia fazer essa notificação, multando usuários de maconha. Não adianta fingir que eles não existem”, declarou a vereadora em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (23).

O projeto estabelece ainda a classificação das infrações em três níveis:

  • Leve: porte ou uso individual em pequena quantidade, sem ostentação, em local público – multa de 30% do salário mínimo;
  • Média: porte ou uso ostensivo, em qualquer quantidade, em local público – multa de 50% do salário mínimo;
  • Grave: uso em local público com risco à integridade de terceiros, especialmente em áreas escolares, praças, hospitais, terminais de transporte ou locais com grande aglomeração – multa de 1 salário mínimo.

A proposta também prevê que quantidades superiores a 40 gramas de maconha, por exemplo, ou de outras drogas ilícitas que levantem indícios de crime, resultarão na condução imediata do infrator à delegacia de polícia.

Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado. O texto ainda determina que 75% dos valores arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal de Segurança Pública e 25% ao Fundo Municipal de Saúde.

A proposta seguirá agora para tramitação nas comissões técnicas da Câmara antes de ser levada ao plenário para votação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS