A Justiça decretou, neste domingo (18), a prisão preventiva do vereador Jacinto Costa Moraes, do município de Bom Princípio do Piauí, investigado por estupro de vulnerável. O mandado foi cumprido na tarde desta segunda-feira (19), após solicitação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), com base em denúncia formalizada pelo promotor de Justiça de Buriti dos Lopes, Yan Cavalcante.
O parlamentar havia sido inicialmente denunciado ao Conselho Tutelar em 2021, acusado de abusar sexualmente de uma adolescente menor de 14 anos. Na época, o caso foi arquivado por falta de provas. No entanto, o processo foi reaberto após o surgimento de novos elementos, incluindo áudios extraídos do celular da vítima e depoimentos prestados por uma profissional do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Diante das novas evidências, o juiz Arilton Rosal Falcão Junior, da Vara Única de Buriti dos Lopes, atendeu integralmente aos pedidos do Ministério Público. Além da prisão preventiva, o magistrado determinou o afastamento imediato de Jacinto Moraes do cargo de vereador, a realização de busca e apreensão de dispositivos eletrônicos, autorização para perícia e acesso a conteúdos em nuvem, além da imposição de medida protetiva que impede qualquer aproximação do investigado à vítima e seus familiares.
O MPPI ainda informou que há indícios de que o vereador tentou interferir na investigação, buscando influenciar testemunhas e utilizando-se do cargo para constrangê-las. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.