A Fundação Municipal de Saúde (FMS) já iniciou campanha de vacinação destinada a atualizar a caderneta de imunização dos venezuelanos em Teresina. A iniciativa integra o plano de ação da gerência de trabalho em saúde da atenção básica da FMS e tem como objetivo prevenir surtos e reduzir os riscos de doenças imunopreveníveis entre a população indígena abrigada na capital.
Orlado Martinez foi um dos venezuelanos vacinados nesta sexta-feira. Ele os demais entendem que vacinar é importante para preservar sua saúde

A coordenadora da UBS do bairro São Pedro, Acionara Teles, diz que haverá uma segunda etapa de vacinação para o complemento da imunização e continua atendendo eles em várias necessidades.
De acordo com Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, o público-alvo da campanha inclui indígenas residentes em 6 abrigos da cidade, sendo contemplados crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com condições especiais. “A campanha busca garantir o acesso às vacinas e reforçar a proteção coletiva contra doenças que podem ser evitadas”.
O cronograma prevê a atuação de equipes de saúde diretamente nos abrigos: 14/11/2025: Abrigo Tabuleta; 18/11/2025: Abrigo Buenos Aires; 25/11/2025: Abrigo Poty Velho; 27/11/2025: Abrigo Casa de Passagem; 02/12/2025: Abrigo São João; e 04/12/2025: Abrigo Miguel Rosa.






