PUBLICIDADE

Vazamento de chaves Pix: veja como saber se você está entre os milhões de afetados

Mais de 11 milhões de brasileiros podem ter sido afetados com o vazamento de dados das chaves Pix após incidente de segurança no sistema de busca de ativos financeiros (Sisbajud). A informação foi divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Banco Central do Brasil (BC) na noite de quarta-feira (23/7) com a finalidade não só de prestar contas, — exigência expressa na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) — mas para alertar a população sobre possíveis golpes.

Em nota à imprensa, o Conselho destacou que não deve entrar em contato com os afetados por quaisquer meios, seja SMS, WhatsApp, e-mail ou ligações telefônicas. Para saber se teve os dados vazados, o cidadão deve consultar o site do www.cnj.jus.br, que vai divulgar as informações posteriormente em data ainda não especificada.

O comunicado ressalta ainda que não é possível fazer transações financeiras ou acessar contas bancárias com os dados vazados. As informações acessadas pelos hackers foram nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta. Dados protegidos, como saldos e extratos, não foram afetados. Segundo o BC, a ocorrência apresenta “baixo impacto potencial para os usuários”.

O incidente ocorreu na segunda (21/7) e na terça-feira (22/7) e, segundo o CNJ, foi “imediatamente identificado, corrigido e o sistema voltou a operar normalmente”. A Polícia Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foram notificadas. Ao todo 11.003.398 podem ter tido dados divulgados.

CNJ reforça que não faz qualquer contato por mensagens ou ligação com afetados; informações serão divulgadas no site do Conselho // As informações acessadas pelos hackers foram nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta – (crédito: Getty Images)

Correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS