Na madrugada desta quarta-feira (1º), um atropelamento na Bourbon Street, famosa rua de Nova Orleans, nos Estados Unidos, deixou pelo menos 10 mortos e 30 feridos. O motorista d e uma picape furou um bloqueio policial e avançou contra uma multidão. O incidente ocorreu por volta das 3h15 no horário local (0h15 no horário de Brasília), conforme informações de Anne Kirkpatrick, superintendente da polícia da cidade.
A informação foi divulgada pela agência oficial de preparação para desastres da cidade, NOLA Ready.
Após o atropelamento, o suspeito saiu do veículo e passou a disparar contra as pessoas, o que resultou em uma troca de tiros com a polícia. Dois policiais ficaram feridos, mas seu quadro de saúde é estável, segundo Kirkpatrick. A superintendente também afirmou que os números de mortos e feridos ainda podem ser alterados e que a gravidade dos ferimentos das vítimas não fatais ainda não foi confirmada.
De acordo com a polícia, o suspeito demonstrou um “comportamento bem intencional” e estava “determinado a causar uma carnificina”. “Ele tentou atropelar o máximo de pessoas que conseguiu”, disse Kirkpatrick.
A prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, classificou o ataque como um “ataque terrorista”. No entanto, a agente especial do FBI, Alicia Duncan, declarou que o caso ainda não é tratado como um evento terrorista, e informou que o FBI assumiria as investigações. Ela também revelou que explosivos improvisados foram encontrados no local do incidente.
A Bourbon Street é um dos locais mais conhecidos de Nova Orleans, situada no French Quarter, e é famosa pela vida noturna, com muitos bares e boates. O serviço de emergência da cidade, “NOLA Ready”, foi o primeiro a confirmar o ataque. “O 8º Distrito de Polícia está atualmente atendendo a um incidente de vítimas em massa envolvendo um veículo que atropelou uma grande multidão na Canal e Bourbon Street”, informou o comunicado.
O governador da Louisiana, Jeff Landry, também se manifestou sobre o ocorrido: “Um ato horrível de violência ocorreu na Bourbon Street na manhã de hoje. Por favor, juntem-se a mim e a Sharon em oração por todas as vítimas e pelos socorristas que estão no local. Peço a todos que estão próximos ao local que evitem a área”, disse Landry.
Este ataque ocorre no início de uma temporada cheia de eventos para Nova Orleans, que inclui as festividades do Mardi Gras, o carnaval da cidade, que começa em janeiro, e o Super Bowl, previsto para 9 de fevereiro.
“Tudo o que vi foi um caminhão batendo em todo mundo do lado esquerdo da calçada do Bourbon”, disse Kevin Garcia, de 22 anos, falando à CNN logo após o caso. “Um corpo veio voando em minha direção”, disse ele, acrescentando que também ouviu tiros sendo disparados.
IG