
A divulgação de um vídeo na internet mostrando a realidade da saúde em Boqueirão do Piauí viralizou. Um idoso de 90 anos, identificado como Silo, que estava com uma crise asmática, ficou dentro de um veículo, estacionado na porta da UBS Maria do Livramento Alves da Silva, esperando socorro médico, enquanto a unidade de saúde passava por serviços de limpeza.
Revolta
O caso revoltou ainda mais porque vários outros pacientes foram impedidos de entrar no local por causa da tal limpeza. A situação absurda do idoso era vista como descaso do Poder Municipal com a saúde de Boqueirão do Piauí.
Sem ambulância
Familiares do idoso denunciaram que ele precisou de socorro médico na quarta-feira passada, dia 18.02, e ao acionar a Unidade Básica de Saúde de Boqueirão foram informados que a unidade não tinha como disponibilizar um veículo para o transporte do paciente até a UBS.
Idoso foi socorrido por vereador
O idoso foi socorrido pelo vereador Júnior, que conseguiu transportar o idoso até a UBS. “Chegamos lá e nos deparamos com a situação absurda e revoltante, pois o atendimento demorou muito e chegaram até sugerir que o idoso tivesse atendimento ali mesmo na porta da UBS, dentro do veículo, situação que não aceitei porque o paciente estava em estado grave”, reclama o vereador Júnior.
Descaso
Júnior revela que o descaso com a saúde de Boqueirão do Piauí é flagrante e merece a atenção do Ministério Público, Da Câmara de Vereadores e até do Ministério da Saúde e de outros órgãos de controle.
Município recebeu R$ 47 milhões

Essa triste realidade de descaso vai em direção contrária aos recursos que o município de Boqueirão do Piauí recebeu em 2025. Para que se tenha ideia, a Prefeitura Municipal, administrada pela prefeita Genir Ferreira, recebeu no ano passado R$ 45,7 milhões.
Saúde deve ter 15% dos recursos
Esse valor é 32% superior ao planejado, o que poderia ter refletido diretamente na melhoria de setores como a saúde, já que nessa área, o município é obrigado a investir 15% do que arrecada. Boqueirão faz parte do contexto de fortalecimento do SUS no Piauí, com recursos estaduais e federais voltados para a atenção primária e aprimoramento da saúde, porém esse benefício não faz parte da realidade dos cidadãos de Boqueirão.
portalcampomaior




