PUBLICIDADE

TSE agenda para 4 de novembro julgamento de cassação de Castro

A procuradoria eleitoral busca reverter uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para 4 de novembro o julgamento de um recurso que pede a cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O recurso foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O processo foi incluído na pauta de julgamentos na quarta-feira (29), um dia após a Operação Contenção, que deixou pelo menos 119 mortos.

A procuradoria eleitoral busca reverter uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Em maio do ano passado, o TRE-RJ absolveu Castro e outros acusados no processo.

Contratações e suposta vantagem eleitoral

O caso trata de supostas contratações irregulares na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) durante a campanha eleitoral de 2022.

No documento enviado ao TSE, o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, afirma que Castro obteve vantagem eleitoral com as contratações. As irregularidades citadas incluem a contratação de servidores temporários sem amparo legal e a descentralização de recursos para entidades desvinculadas da administração pública.

O processo é relatado no TSE pela ministra Isabel Galotti.

Após o parecer do MPE, Cláudio Castro declarou estar confiante na Justiça, destacando que o TRE já havia rejeitado a ação por “total inconsistência e falta de provas”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS