
O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (25) que os Estados Unidos vão impor novas tarifas a partir de 1º de outubro. A medida atingirá a importação de produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro.
Em sua rede social, Truth Social, Trump afirmou que o objetivo é proteger os fabricantes locais do que chamou de uma “inundação” desses produtos nos EUA. Ele também citou razões de segurança nacional para justificar a decisão.
As tarifas de importação vão variar entre 25% e 100%. Caminhões pesados serão taxados em 25%, móveis e estofados em 30% e armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos relacionados em 50%. A tarifa mais alta, de 100%, será aplicada a itens farmacêuticos.
No caso dos medicamentos de marca ou patenteados, haverá exceção: a taxa não será aplicada quando a empresa responsável estiver construindo fábricas em território americano. “Estar construindo será definido como início das obras e/ou em construção. Portanto, não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, escreveu Trump na publicação.
A Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (Associação de Pesquisa e Fabricantes de Produtos Farmacêuticos) se manifestou contra a medida. A entidade destacou que, no início deste ano, quase metade (47%) dos ingredientes utilizados em medicamentos consumidos nos EUA vieram da Europa e de outros países aliados.






