PUBLICIDADE

Trump garante que Zelensky e Putin falam “sério” sobre plano de paz

Encontro de Zelenky e Trump neste domingo (28/12) – (crédito: Jim WATSON / AFP)

O presidente americano, Donald Trump, assegurou que os líderes da Ucrânia e da Rússia estão comprometidos com a paz. A fala do norte-americano ocorreu neste domingo (28/12). Trump descreveu que os esforços dos EUA para o fim da guerra no leste europeu estão nas “etapas finais”.

Trump — que tinha prometido acabar com o conflito entre a Ucrânia e a Rússia no primeiro dia de seu mandato, em janeiro — afirmou que não tem um prazo, mas que busca acelerar o processo, ao receber na Flórida o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, neste domingo (28).
Assim como quando Zelensky se reuniu pela última vez com Trump, em outubro, o presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone um pouco antes com o presidente americano. Imediatamente, Trump expressou novas esperanças de trabalhar com Moscou. Quando perguntado se Putin estava comprometido com a paz apesar dos ataques, Trump disse que ele fala “muito a sério” a respeito.
    O renovado tom otimista de Trump contrasta com o ceticismo da Europa sobre as intenções de Putin, depois que Moscou lançou outro bombardeio maciço contra Kiev no sábado, enquanto Zelensky viajava para a Flórida.

“Haverá garantias de segurança. Serão fortes”, disse Trump. “E os países europeus estarão muito envolvidos”, acrescentou.

*Com informações da Agência France-Press

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS