PUBLICIDADE

Trump afirma que Ucrânia deve abrir mão da Crimeia e da Otan para encerrar guerra

O presidente dos EUA, Donald Trump | Daniel Torok/Official White House Photo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite de domingo, 17, que o líder ucraniano Volodymyr Zelensky poderia encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente. Para isso, segundo Trump, seria necessário que a Ucrânia desistisse de recuperar a Crimeia, anexada por Moscou em 2014, e de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.

As exigências fazem parte das condições apresentadas pelo governo russo para encerrar o conflito. Moscou justifica a anexação da Crimeia com base em razões históricas e na alegada vontade da população local. Quanto à Otan, o Kremlin considera a expansão da aliança militar no Leste Europeu uma ameaça, já que quase todos os países vizinhos da Rússia pertencem ao bloco.

Trump declarou que Zelensky pode encerrar a guerra imediatamente se quiser, ou continuar lutando. O ex-presidente norte-americano mencionou ainda o período do governo Obama e disse que algumas situações nunca mudam.

A declaração ocorreu um dia antes do encontro entre Trump e Zelensky em Washington, que será acompanhado de autoridades europeias e representantes da Otan. A reunião tem o objetivo de discutir um possível acordo de paz e evitar novos atritos diretos entre os líderes. Um encontro anterior em fevereiro terminou em bate-boca e acusações políticas.

Os aliados trabalham para garantir a segurança da Ucrânia e para pressionar Trump a não permitir que a Rússia obtenha trocas territoriais como parte de um cessar-fogo. Em negociações anteriores, Moscou exigiu manter o controle sobre áreas ucranianas ocupadas, incluindo Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson, anexadas por Putin em 2022.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS