
O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que celebra os 203 anos da Independência do Brasil, será realizado neste domingo (07) em Teresina, na Avenida Marechal Castelo Branco. A expectativa é reunir cerca de 10 mil participantes e atrair um público de aproximadamente 40 mil pessoas.
Para garantir a segurança e a organização do evento, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), em parceria com a Polícia Militar, definiu um esquema especial de tráfego. Serão 28 pontos interditados ao longo da Marechal Castelo Branco e em vias próximas, incluindo a Avenida São Raimundo no sentido sul-norte. Os bloqueios começam às 6h da manhã e seguem até o fim do desfile, previsto para as 10h30.
Quem se deslocar de carro deve redobrar a atenção. O acesso a partir da zona norte será facilitado pelo estacionamento próximo à Ponte Estaiada, enquanto motoristas da zona sul devem deixar os veículos em ruas paralelas e seguir a pé até o local do desfile. O uso de aplicativos de transporte também é recomendado para evitar transtornos.
O esquema de segurança será reforçado com mais de 100 agentes, entre policiais militares, federais, rodoviários federais, Corpo de Bombeiros, Exército e brigadas de incêndio. Equipes médicas do Samu, do Hospital da Polícia Militar e do Exército estarão disponíveis com ambulâncias para prestar atendimento em caso de necessidade.
A programação começa às 06h30 com a apresentação do efetivo, seguida da incorporação da Guarda-Bandeira, do hasteamento das bandeiras e do Fogo Simbólico da Pátria. O desfile inicia oficialmente às 07h45 e deve ser encerrado por volta das 10h30.
Os organizadores recomendam que o público leve água, identifique as crianças com pulseirinhas e não utilize drones, cujo uso está proibido durante o evento. O Desfile de 7 de Setembro em Teresina é considerado um dos maiores do Piauí, reunindo escolas, instituições militares e civis, além de representações sociais que fortalecem o sentimento de patriotismo e cidadania.