PUBLICIDADE

Tráfico de pessoas desafia autoridades e a internet se consolida como principal meio de aliciamento

Até julho foram instaurados 149 inquéritos relacionados ao tráfico de pessoas, que resultaram em 32 operações.

No Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado nesta quarta-feira (30/07), foram divulgados novos dados sobre a atuação contra esse crime que afeta, sobretudo, mulheres e grupos em situação de vulnerabilidade. Somente em 2024, 34 vítimas foram resgatadas em diferentes regiões do país, a maioria em casos de exploração sexual e de trabalho em condições análogas à escravidão.

De acordo com informações da Polícia Federal, até julho foram instaurados 149 inquéritos relacionados ao tráfico de pessoas, que resultaram em 32 operações. Desde a inclusão do artigo 149-A no Código Penal, já são 662 investigações abertas em território nacional.

A mobilização envolve parcerias com órgãos nacionais e internacionais, além da cooperação com a Interpol e com forças policiais de outros países. Também integra o Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e colabora na formulação de políticas públicas, como o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o Painel de Dados sobre o tema.

Com o crescimento do aliciamento de vítimas pela internet, a estratégia tem incluído a capacitação de equipes e o uso de ferramentas de inteligência para monitorar fronteiras, aeroportos e ambientes digitais. Neste ano, o canal de denúncias comunica PF já recebeu 19 registros online de possíveis ocorrências.

O tráfico de pessoas é considerado uma das violações mais graves aos direitos humanos e pode deixar marcas irreversíveis nas vítimas. Se faz importante denunciar casos suspeitos por meio dos canais oficiais disponíveis, ajudando a prevenir que mais pessoas sejam submetidas a esse tipo de crime.

PF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS