PUBLICIDADE

Teresina: Semarh fiscaliza Rio Poti após aparecimento de espuma na água

Fonte Portal Clube News

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, no sábado (25), uma fiscalização no Rio Poti, após a circulação de imagens que mostravam grande quantidade de espuma nas margens do rio. O material foi identificado como proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto Leste (ETE Leste), que atende a região.

Conforme a Semarh, a espuma é formada por surfactantes, substâncias químicas encontradas em produtos como detergentes, shampoos e sabonetes. Muitos desses compostos não são biodegradáveis e acabam passando pelo sistema de tratamento de esgoto sem grandes alterações, chegando aos corpos d’água.

Conforme a Semarh, a espuma é formada por surfactantes, substâncias químicas encontradas em produtos como detergentes, shampoos e sabonetes.

O lançamento desse tipo de resíduo contraria a Resolução CONAMA 430/11, que proíbe a presença de materiais flutuantes em efluentes despejados em rios e lagos. A Semarh constatou que a situação está em desacordo com as normas ambientais e notificou a empresa responsável pela ETE Leste para adotar medidas corretivas.

A fiscalização ocorreu após uma denúncia recebida pelos canais da Semarh. A empresa responsável pela estação de tratamento ainda não se manifestou sobre as medidas que pretende adotar para resolver o problema.

Leia a nota da Águas de Teresina

A Águas de Teresina atua em observância a todos os parâmetros ambientais nas suas operações. A formação de espuma é um processo que resulta de partículas de ar geradas durante o tratamento de esgoto. No período de chuvas, ocorre maior movimentação nas lagoas das Estações de Tratamento, o que pode intensificar a formação dessa espuma. Apesar do impacto visual, o processo não representa qualquer risco ao meio ambiente e a espuma gerada foi rapidamente contida pela equipe técnica, normalizando a situação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS