Teresina sediou na noite desse sábado, 12, a etapa do Circuito Cross Urbano, evento de corrida que percorre todo o país com o diferencial de ser feito em arenas de futebol. Na capital piauiense, o evento foi realizado dentro do Estádio Albertão e que nessa noite abriu seus portões para receber corredores de dentro e fora do Piauí.
Com aproximadamente 6km de extensão, o percurso exigiu dos participantes preparo físico para realizar a prova, pois contou com desafios que incluiu subidas e descidas de degraus, rampas, gramado e espaços até então pensados para passagem de atletas de futebol e torcedores apaixonados por bola.
Entre os aproximadamente mil inscritos na corrida esteve Abel Angelim, jornalista que há 05 anos pratica o atletismo, tendo inserido a corrida de rua na sua rotina diária. Com experiência, após participar de provas feitas na capital, Abel comemora a realização do Cross Urbano na cidade e já deseja outras edições aqui em Teresina. “Eu gostei do estilo da prova, com subidas e descidas dos degraus, muito legal! É a primeira vez que participo de uma prova assim, não sendo comum provas desse estilo, na cidade, pois geralmente acontece nas grandes avenidas. A diferença está na passagem por túneis, escadas. Os participantes tiveram que tomar cuidados com todos esses desafios conciliando com o cronômetro para chegar na frente”, afirma.
Corredores de outros estados marcaram presença no evento. Junto com todos esses homens e mulheres apaixonados pela corrida de rua, estiveram também nomes conhecidos, porém de outros esportes, como o do professor de judô Expedito Falcão que teve o acompanhamento do Personal Trainer, Ivaldo Bezerra. Ambos marcaram presença nessa noite.
“O judô sempre foi minha carreira, mas estou aqui para ajudar a difundir a prática da atividade física para mais pessoas. Levar o atletismo para dentro do Albertão, a maior arena do esporte no estado, ajuda a ampliar a prática esportiva entre as pessoas e torço para que eventos assim que repitam mais vezes”, comemora Expedito.
Essa foi a primeira vez que Teresina sediou esse estilo de corrida, mas o evento, realizado pela Caixa Econômica Federal, já percorreu mais de 20 cidades, sempre com a mesma característica: feitas em estádio e/ou arenas de futebol por todo o país. Para Freddy Carvalho, um dos organizadores da etapa Teresina, o diferencial da capital piauiense se deu pela grande aceitação do público. “Eu gosto muito de fazer pesquisa com os atletas e aqui eu percebi que as pessoas estão adorando. Teresina merece um evento desse e a cidade tem um público cativo de corredores e nós, que trabalhamos com organização de eventos como esse, notamos facilmente essa aceitação. A cidade já realizou grandes eventos de corrida que sempre atrai um grande público e trouxemos o Cross Urbano aqui para cidade”, esclarece.
O evento contou com o apoio do Governo do Piauí. Para o superintendente da Secretaria de Esportes do Estado, Pedro Rodrigues, a iniciativa mostrou ainda mais as inúmeras potencialidades do Estádio Albertão. “Esse evento só mostra as inúmeras potencialidades do estádio, com a possibilidade de realização de eventos que vão desde partidas de futebol, mas outros esportes, como o atletismo. É uma determinação do Governador Rafael Fonteles e da Secretária Josiane Campelo, em mostrar as potencialidades do Albertão.