A Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou nesta segunda-feira (28) que não houve registros de mortes violentas intencionais entre sexta-feira (25) e domingo (27) em Teresina. Em todo o estado houve apenas dois casos, um no município de Jurema e outro em Buriti dos Lopes. Apesar do balaço positivo, um homem foi vítima de tentativa de homicídio na capital, ao ter o carro atingido com 15 disparos de arma de fogo. Ele foi socorrido ao Hospital Buenos Aires com um ferimento na perna. No mesmo período em 2023 o Piauí contabilizou um total de 10 mortes violentas. Essa redução representa uma queda de 80% nas ocorrências desse tipo.
De acordo com a pasta, o resultado mostra que as ações integradas de policiamento ostensivo, monitoramento, e operações preventivas em regiões com maiores índices de criminalidade tem tido um impacto positivo. As estatísticas indicam maior controle e prevenção de crimes violentos, nas regiões mais vulneráveis da cidade.
“A SSP-PI segue com o compromisso de garantir a segurança dos cidadãos piauienses, reforçando as ações no interior do estado para manter o índice de criminalidade controlado em todas as regiões. A redução no número de MVIs não é apenas um reflexo da atuação das forças de segurança, mas também um indicador de que as iniciativas de prevenção têm sido efetivas, promovendo uma convivência mais pacífica”, explicou o Gerente de Análise Criminal e Estatística, delegado João Marcelo Brasileiro.