PUBLICIDADE

TCE aponta irregularidades com LRF em 24 prefeituras piauienses

Além disso, 24 prefeituras que enviaram os relatórios ultrapassaram os limites legais de gasto com pessoal.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) emitiu alertas a prefeitos de 31 municípios que não publicaram os demonstrativos de despesa com pessoal referentes ao segundo quadrimestre de 2025, descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Além disso, 24 prefeituras que enviaram os relatórios ultrapassaram os limites legais de gasto com pessoal.

De acordo com a Divisão de Fiscalização de Pessoal e Folha de Pagamento (DFPESSOAL 2), responsável pelo levantamento, seis prefeituras estão acima do limite máximo permitido de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL): Campo Maior (62,50%), São João da Fronteira (61,64%), Bom Princípio (60,47%), Porto (56,96%), Parnaíba (56,22%) e Jatobá (55,35%).

Veja a lista completa. 

Outros oito municípios ultrapassaram o limite prudencial de 51,3% da RCL, entre eles Picos (53,78%), Altos (52,54%) e São Miguel do Tapuio (51,79%). Já dez cidades superaram o limite de alerta, como Barras (50,40%) e Pedro II (50,01%).

Segundo a auditora Dayanna Ribeiro, o descumprimento da LRF pode gerar punições severas, incluindo multa, cassação de mandato, restrição ao recebimento de transferências voluntárias e impacto negativo nas contas de governo.

Medidas

O TCE-PI reforçou que as prefeituras devem adotar medidas imediatas para ajustar os gastos e restabelecer o equilíbrio fiscal, evitando sanções futuras.

Além das irregularidades nos índices de despesa, o tribunal identificou 31 municípios que não publicaram os Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) dentro do prazo, o que fere o princípio da transparência e impede o controle social dos gastos públicos. Entre eles estão Valença do Piauí, Jaicós, Dom Inocêncio, Santa Filomena e Barra D’Alcântara.

TCE-PI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS