Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) notificou 20 gestores municipais, entre eles o prefeito de Bom Princípio do Piauí, Apolinário Moraes (PSB), por não enviarem a documentação obrigatória referente à prestação de contas entre janeiro e maio de 2025.
Segundo o TCE-PI, a ausência de informações, como dados contábeis e folhas de pagamento, impede a análise da administração municipal e compromete a transparência da gestão pública. O tribunal classificou a omissão como infração grave, destacando que a conduta fragiliza o controle social e pode afetar a confiança da população.
Os gestores terão processos individualizados e poderão receber sanções que incluem multas, bloqueio de transferências e responsabilização pessoal. Além de Bom Princípio do Piauí, a lista de municípios com gestores em situação similar inclui Bertolínia, Campinas do Piauí, Floriano, Campo Maior, Piripiri, José de Freitas, Matias Olímpio, Capitão de Campos e Corrente. As informações foram divulgadas na terça-feira (19).

Por: Rurik Araújo