PUBLICIDADE

Tartarugas exóticas que ameaçam a agricultura nacional são apreendidas

O Ministério da Agricultura) interceptou 386 tartarugas exóticas no Aeroporto Internacional de Guarulhos. As tartarugas, de casco mole chinesas, estavam em condições inadequadas e agonizantes dentro de uma bagagem.

A Vigilância Agropecuária (Vigiagro) identificou a carga durante uma inspeção de rotina.

Inicialmente, a equipe suspeitou que a bagagem transportava caranguejos ou peixe fresco. No entanto, ao abrir o pacote, encontraram os répteis, todos filhotes.

As tartarugas, populares na medicina tradicional chinesa, são usadas há séculos no tratamento de diversas doenças. Contudo, o crescimento econômico na China tem intensificado a preocupação com a extinção dessas espécies no país asiático.

No Brasil, o ingresso de animais exóticos exige autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). O Ibama apreendeu as tartarugas por falta de documentação e multou o responsável pela carga em R$ 72 mil. Entretanto, os fiscais liberaram o transportador, mesmo com a infração.

Por razões sanitárias, o Mapa proíbe a entrada de animais silvestres sem certificações zoossanitárias. Ou seja, a medida protege a agropecuária nacional de riscos sanitários e ambientais.

PORTAL-IG

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS