PUBLICIDADE

STF julga ex-cúpula da PMDF por omissão no 8 de janeiro a partir de sexta

A partir desta sexta-feira (8/8), STF julgará sete oficiais da PMDF por suposta omissão nos atos que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Veja quem serão os julgados // 08/01/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Politica.Manifestação no Congresso Nacional – STF – Palacio do Planalto – 8 de Janeiro. – (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (8/8) o julgamento da ação penal contra sete ex-integrantes da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Eles são acusados de praticarem atos omissivos que possibilitaram os atos golpistas de 8 de janeiro no ano de 2023.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), representada pelo procurador-geral Paulo Gonet Branco, requereu a condenação dos denunciados com a perda de seus cargos. As acusações envolvem crimes, como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com destaque para a deterioração de bens tombados.

A denúncia foi integralmente recebida pela Primeira Turma do STF em março deste ano, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Os nomes que serão julgados do dia 8 a 18 de agosto, são:

• Fábio Augusto Vieira (Comandante-geral da PMDF, à época)

• Klepter Rosa Gonçalves (Subcomandante-geral da PMDF, à época)

• Jorge Eduardo Naime Barreto (Coronel da PMDF)

• Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra (Coronel da PMDF)

• Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues (Coronel da PMDF)

• Flavio Silvestre de Alencar (Major da PMDF)

• Rafael Pereira Martins (Tenente da PMDF)

Segundo a acusação, os ex-comandantes descumpriram deveres legais e funcionais impostos pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica da PMDF, pelo Regimento Interno da corporação e por normas específicas do ordenamento jurídico. Após a apresentação das alegações finais por parte da PGR e das defesas, o julgamento ocorrerá em sessão virtual da Primeira Turma do STF.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS