PUBLICIDADE

STF interroga réus do núcleo 3 da trama golpista

Estátua da Justiça, na fachada do STF | Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (28) os interrogatórios dos dez réus que integram o chamado núcleo 3 da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil, após as eleições de 2022.

Esse núcleo é composto por nove militares, entre eles integrantes da ativa, da reserva do Exército e um agente da Polícia Federal. O grupo é acusado de participar da organização e execução de ações táticas que incluiriam monitoramento ilegal, planos de sequestro e até possível assassinato de autoridades públicas.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse grupo tinha como principal função operacionalizar medidas para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, agindo com métodos coercitivos e clandestinos. A PGR classifica esses réus como responsáveis pela execução direta das ações golpistas.

A fase de oitivas de testemunhas vinculadas a esse núcleo foi concluída na última quarta-feira (24), marcando o encerramento de uma etapa importante da instrução do processo.

Os dez réus interrogados são:

  • Coronéis do Exército: Bernardo Romão Corrêa Netto, Fabrício Moreira de Bastos e Márcio Nunes de Resende Júnior
  • Tenentes-coronéis do Exército: Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Ronald Ferreira de Araújo Júnior e Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros
  • General da reserva: Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira
  • Agente da Polícia Federal: Wladimir Matos Soares

O processo segue em curso no STF, com desdobramentos que podem alcançar outros envolvidos na articulação da tentativa de ruptura institucional. As decisões sobre medidas cautelares e possíveis condenações devem ser tomadas nas próximas etapas do julgamento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS