PUBLICIDADE

Sindicato repudia agressão contra jornalista e cobra providências da OAB-PI

Sindjor-PI condena ataque a jornalista e pede medidas à OAB-PI.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram uma nota de repúdio após um episódio de agressão e tentativa de censura contra um jornalista durante o exercício da profissão em Teresina. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), nas dependências da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Segundo as entidades, o advogado Jader Veloso tentou impedir que um repórter cinematográfico registrasse imagens de um depoimento relacionado à Operação Carbono Oculto 86, que investiga um esquema criminoso ligado à adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro no estado. De acordo com o relato, o agressor teria agido de forma brusca, chegando a derrubar o equipamento de trabalho do profissional.

O Sindjor-PI classificou o episódio como uma grave violação à liberdade de imprensa e ao livre exercício do jornalismo. Em nota, o sindicato destacou que “causa estranheza que um advogado, cuja missão é a defesa do Estado Democrático de Direito, protagonize um ato de cerceamento e intimidação a um profissional da imprensa”.

As entidades também afirmaram que o caso será levado à Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), para que sejam adotadas as medidas cabíveis e para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

“O trabalho da imprensa é essencial para a transparência pública e para o fortalecimento da democracia. Nenhum profissional deve ser impedido ou intimidado ao cumprir sua função social”, ressaltou o comunicado.

O Sindjor-PI e a Fenaj reafirmaram solidariedade ao jornalista envolvido no episódio e defenderam que o direito à informação deve ser respeitado como pilar fundamental de uma sociedade livre e democrática.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS