O prefeito de Teresina, Silvio Silvio Mendes participou da inauguração da sede da CFLP na Estação Ferroviária de Teresina e assinatura do Contrato de Operação de Crédito para a aquisição de composições ferroviárias tipo Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, nesta segunda feira (6).
Na ocasião, o prefeito Silvio Mendes, destacou a importância da inauguração e o investimento feito em benefício de uma região populosa da cidade. “Um ato que marca a expansão do metrô para a região mais populosa da cidade, o Grande Dirceu. É uma ampliação boa para a cidade porque vai atender melhor a população.”
Os contratos de operação assinados entre o Governo do Estado, o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, permitirá a aquisição de composições ferroviárias tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Teresina. Os dois contratos serão destinados a compra de composições ferroviárias, no valor de R$ 97.145.413,21 e na modernização do metrô, no valor de R$ 237.924.958,98.
O governador Rafael Fonteles, pontuou os investimentos realizados na malha metroviária da capital. “São vários os investimentos que estamos fazendo simultaneamente para fortalecer esse sistema metroviário na capital. Temos mais projetos pela frente para expandir o metrô para as outras zonas de Teresina”.
Para o presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins, essa modernização vai dar condições de um transporte mais rápido e eficiente e contribuirá definitivamente com a mobilidade urbana de Teresina. “A ideia é que a gente possa transportar, ao final das obras da primeira e segunda etapas, até cinquenta mil passageiros por dia; permitindo assim que as viagens passem de trinta e cinco minutos, trajeto desde o terminal do Itararé até a Praça da Bandeira, para em torno de vinte e dois minutos, pontuou Martins.