As faixas exclusivas dos ônibus serão liberadas para motos e para táxis

O prefeito eleito de Teresina Silvio Mendes (União Brasil) anunciou nesta segunda-feira (16) uma série de providências que serão tomadas, a partir de janeiro de 2025, para que haja um maior controle e fiscalização do trânsito da cidade.

A inciativa parte de um levantamento feito pela Strans (Superintendência Municipal de Trânsito), que mostrou que ocorreram 3.013 acidentes nas ruas da capital até outubro deste ano, sendo todos com danos materiais, 870 com pessoas feridas e resultando em 46 mortes.

Silvio Mendes anunciou, juntamente com as providências que serão tomadas, uma reunião que já está marcada para acontecer nesta terça-feira, dia 17, com empresários que cuidam do transporte público municipal. “Nesta terça, teremos uma reunião com as empresas de ônibus para negociar a volta da prestação do serviço de transporte à população”, afirmou o prefeito eleito.

PROVIDÊNCIAS ANUNCIADAS

Estas serão as providências que serão tomadas por Silvio Mendes:

1) As faixas exclusivas dos ônibus serão liberadas para motos e para táxis, ocupados ou não. O uso das faixas pelos carros de aplicativos aguardarão regulamentação aprovada pela Câmara de Vereadores;

2) Os demais carros poderão ocupar as faixas dos ônibus após passarem pela rua antes de uma conversão;

3) No período das 23 horas até 5 horas não haverá multas nos cruzamentos das ruas sinalizadas, que ficarão com as luzes amarelas em forma de alerta. A velocidade permitida deverá ser observada pelos condutores;

4) As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21 horas, quando será permitido o estacionamento de carros;

5) Será providenciada nova licitação para todas as 590 paradas de ônibus;

6) Será licitada um novo sistema de placas com os endereços das ruas e avenidas;

7) Serão instaladas sinalizações “onda verde”, facilitando o fluxo de veículos mais rápidos;

8) Serão instaladas 489 câmeras novas pelas vias de Teresina, o que facilitará o trabalho de segurança pública e transporte. Estas câmeras poderão regular o tempo dos sinais, conforme o fluxo de veículos.

9) A Prefeitura de Teresina buscará trabalhar com as instituições (Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Policias Militar e Civil) para ações preventivas e de repressão aos crimes;

10) no caso de acidentes nas vias públicas em Teresina, ligar para a Strans no número 118 para que faça o controle e fluxo do trânsito. Em casos de acidentes com lesões corporais e/ou vítimas, entrar em contato com a Delegacia de Acidentes e SAMU (192).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui