
A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), presidida pelo deputado Severo Eulálio (MDB), tomou posse na manhã desta segunda-feira (3). A solenidade foi iniciada com a Revista à Tropa, na Avenida Marechal Castelo Branco, seguida, no Plenário Waldemar Macêdo, pela transmissão dos cargos à nova diretoria; posteriormente houve a entrega da Mensagem Anual do governador Rafael Fonteles (PT).
O novo presidente da Alepi salientou que o papel do Legislativo é “garantir a governabilidade, oferecendo estabilidade, equilíbrio e serenidade. Por meio do diálogo permanente e transparente, pautado pela integridade, pelo idealismo e com foco no interesse público, esta Casa, como é da sua tradição, continuará garantindo a governabilidade, a estabilidade política, a previsibilidade, a segurança jurídica e a inclusão social, necessárias ao desenvolvimento do Piauí e de seu povo”.
Severo Eulálio afirmou que sua pauta “absolutamente prioritária” é garantir a representação parlamentar e a integridade das bancadas estaduais e federais do Piauí. “O Supremo Tribunal Federal, em agosto de 2023, acolheu ação judicial para determinar ao Congresso Nacional a revisão da representação dos Estados na Câmara dos Deputados. O efeito direto da recomposição das bancadas na Câmara é a recomposição das bancadas nos parlamentos estaduais. O Piauí perderia dois deputados federais e seis deputados estaduais”, explicou.
Entre os presentes na solenidade, estiveram os senadores Marcelo Castro e Ciro Nogueira, a senadora Jussara Lima, o deputado Federal Júlio César, o vice-prefeito de Teresina Jeová Alencar, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Kléber Eulálio, o procurador-geral do Piauí Cleandro Moura, a defensora pública Verônica Acioly, o desembargador do TJ-PI Aderson Nogueira e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Téssio da Silva Torres.
Função da Mesa Diretora – Odonias Leal, membro da Secretaria Geral da Mesa Diretora, explica que ela tem a função de organizar os trabalhos legislativos e administrativos da Assembleia e possui duas secretarias, sendo a primeira composta pelo presidente e mais quatro vice-presidentes; e a segunda por quatro secretários.
“São mais de 26 atribuições definidas para a Mesa no artigo 17 do Regimento Interno, porém, entre as principais, há a promulgação de emendas à Constituição, a divulgação dos trabalhos da Casa e o provimento de cargos e funções da Assembleia”, explica.
Próximos passos das comissões técnicas – As comissões técnicas da Alepi, como a de Constituição e Justiça (CCJ), permanecem com as mesmas composições até o dia 15 de fevereiro. Caso seja acordada eleição anterior a essa data, ela poderá ser realizada. “Até o dia 15 é possível que as comissões que estão instaladas, com o presidente e vice-presidente, analisem os projetos que chegaram durante o recesso e no início da semana”, diz Emanuellito Oliveira, secretário geral da Mesa substituto.
Composição da Mesa Diretora (biênio 2025-2026)
Presidente – Severo Eulálio (MDB)
- 1º Vice-presidente – Francisco Limma (PT)
- 2º Vice-presidente – Dr. Vinícius Nascimento (PT)
- 3º Vice-presidente – Ana Paul (MDB)
- 4º Vice-presidente – Gustavo Neiva (PP)
- 1º Secretário – Wilson Brandão (PP)
- 2º Secretário – Evaldo Gomes (Solidariedade)
- 3º Secretário – Aldo Gil (PP)
- 4º Secretário – Felipe Sampaio (MDB)