O governador Rafael Fonteles determinou a suspensão por 80 dias do policial penal Humberto Lustosa de Sousa, lotado na Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (Sejus). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (8) e é resultado de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que investigou a conduta do servidor.
Segundo apuração, no dia 3 de abril de 2019, Humberto retirou o interno José Nestor Alves da Silva de uma unidade prisional sem autorização legal e o levou para realizar serviços de capina em sua propriedade rural, violando normas de segurança e os direitos dos custodiados. Apesar da Procuradoria Geral do Estado ter recomendado a demissão do servidor, a Comissão Processante e o Governo decidiram aplicar a pena de suspensão, considerando fatores como bons antecedentes, ausência de má-fé e o alegado desconhecimento da ilicitude da ação.
Dos 80 dias de penalidade, 40 serão convertidos em multa, com desconto de 50% sobre a remuneração diária do servidor. Durante esse período, Humberto Lustosa continuará exercendo suas funções normalmente.