Os trabalhadores da Eletrobras Distribuição Piauí, que foi privatizada em 2018 e comprada pela Equatorial Energia, estão mais perto de recuperarem seus empregos, sendo realocados em empresas federais.
É que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na quarta-feira (27) o projeto que garante aos funcionários da Eletrobras o direito de serem transferidos para outras empresas públicas. Trata-se do Projeto de Lei 1.791/2019.
O QUE ACONTECEU:
O presidente da Associação dos Empregados Públicos da Eletrobrás Distribuição Piauí, Mizael Sousa, que foi a Brasília acompanhar de perto a votação na CAS, explicou ao blog que a matéria segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Mizael Sousa foi candidato a vereador em Teresina pelo PSD neste ano. “Eu e nossos associados acompanhamos a votação”, explica.
3.614 DESLIGAMENTOS
O projeto saiu da Câmara dos Deputados e ao chegar ao Senado recebeu apoio do relator, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE). “Os empregados da Eletrobras constituem uma força de trabalho experiente e qualificada”, defendeu.
O senador detalhou que aconteceram 3.614 desligamentos nas empresas do grupo. Desse total, 3.024 foram de profissionais com mais de 50 anos de idade, categoria que sabidamente encontra maiores dificuldades de realocação no mercado de trabalho.
A realocação dos funcionários será garantida graças a alterações na Lei 12.783/2013, que abrange regras gerais sobre o setor de energia elétrica.
Mizael Souza comemora que a aprovação na CAS foi por unanimidade.
EMPENHO DE JUSSARA LIMA
“Cabe ressaltar o empenho para aprovação do projeto de dois membros da comissão: o senador Paulo Paim (PT-RS) e a senadora Jussara Lima (PSD-PI), que tem sido juntamente com o deputado federal Júlio César os principais aliados da nossa associação e dos empregados da Eletrobrás”, comentou Mizael.
Estiveram presentes, além da associação do Piauí, outras entidades de representação na votação, a exemplo do sindicato dos urbanitários do Goiás, Urbanitarios do DF e o Coletivo nacional dos Eletricitários.