A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal, aprovou o projeto que cria a Rota Turística dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba. A proposta é de autoria da senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA).
A rota turística contempla os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Paulino Neves, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, Araioses, Água Doce do Maranhão, Urbano Santos e Tutóia.
A proposta é que a criação oficial da rota, segundo a senadora, contribua para desenvolver o potencial turístico da região, fomentar o empreendedorismo e os setores ligados ao turismo, promover o crescimento econômico local e valorizar os atrativos naturais e culturais.
O Delta do Parnaíba situa-se na divisa entre o Piauí e o Maranhão e é o terceiro maior delta oceânico do mundo, formando um grande santuário ecológico.
Já o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui área total de 156,5 mil hectares e está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“É uma medida de baixo custo para o erário, mas de grande impacto simbólico e prático para o fortalecimento da economia do turismo no estado do Maranhão e em todo o Brasil”, afirmou a senadora Professora Dorinha, relatora do projeto.
Fonte: Agência Senado
