PUBLICIDADE

Semana da Diversidade discute juventudes, afeto e educação em tempos de inteligência artificial

 

Redes de afeto e diversidade: Teresina recebe 8º Encontro Internacional Semana da Diversidade.

Entre os dias 10 e 12 de setembro, o Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) será palco do 8º Encontro Internacional Semana da Diversidade. Com o tema “Redes de Afeto com/para as Juventudes: Cuidado, Inteligência Artificial e Diversidade na Educação”, o evento integra a 19ª Semana do Orgulho de Ser, promovida pelo Grupo Matizes em parceria com a UFPI.

A programação reúne palestras, mesas temáticas, conferências, exibição de filmes, lançamentos de livros e oficinas formativas, com a presença de pesquisadores e educadores do Brasil e do exterior. O objetivo é discutir como a tecnologia e a inteligência artificial influenciam os processos educativos e de cuidado, além de refletir sobre a valorização das diversidades.

Abertura com mesas e conferências

O evento começa na quarta-feira (10) com a mesa “Entre Redes e Afetos”, que terá participação de pesquisadoras da UFF e UFPI. À tarde, a professora Paula Guerra, da Universidade do Porto (Portugal), ministra por videoconferência a conferência “Todas as Artes e o Cuidado com/para as Juventudes em meio à Inteligência Artificial na Educação Contemporânea”.

Ainda no primeiro dia, a programação inclui a exibição do curta “Cultura em Série”, palestra com a educadora Bárbara Carine (UFBA), vencedora do Prêmio Jabuti 2024, e conferência com o pesquisador Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE). A noite encerra com o pré-lançamento do documentário “Corpo: além do invisível”, que aborda juventudes e políticas de cuidado.

Debates e lançamentos

Na quinta-feira (11), a mesa “Conversações” discute a série “Adolescência” a partir da psicologia da educação. O dia também terá apresentações culturais e o lançamento de livros, como “A Bicha na Escola: ser sem permissão”, de Weslley Rodrigues, e “Educação em Direitos Humanos e Diversidades”, de Maria do Socorro Borges da Silva e Francilene Brito da Silva.

Oficinas de letramentos

A sexta-feira (12) será dedicada às oficinas de Letramentos em Diversidade, com duração de três horas cada. Serão abordados temas como educação anticapacitista, educação indígena, antirracismo, práticas inclusivas no autismo, gênero e vozes transvestigêneres, protagonismo juvenil e poesia negra na educação antirracista.

Inscrições

O encontro é inspirado no Guia para Pactuação do Plano Nacional de Cuidados e conta com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, UFPI, IFPI e outras instituições.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, pelo link: https://abre.ai/8semanadiversidade. As vagas são limitadas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS