PUBLICIDADE

São Raimundo Nonato é destaque na produção de mel com mais de 900 toneladas por ano

Atualmente, o estado é o 2º maior produtor de mel do Brasil.
A criação de abelhas depende diretamente da preservação e do replantio da caatinga, uma vez que as abelhas necessitam da floresta nativa para garantir a produção de mel de alta qualidade.

O semiárido piauiense tem se consolidado como um dos principais polos de produção de mel do Brasil, com destaque para o município de São Raimundo Nonato.  Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta que a cidade apresenta a maior produção de mel do Piauí, com 916,6 toneladas por ano, o equivalente a 10,38% da produção total do estado. Em 10 anos, São Raimundo Nonato saltou da 384ª posição entre os municípios produtores do país para 4ª posição, um crescimento de 4.483%.

De acordo com o apicultor Pedro Augusto Mel, que atua na região de São Raimundo Nonato, colaborando para a formação de novos apicultores, o mel de abelha produzido no Piauí é reconhecido em toda a Europa e assegura renda para, pelo menos, 10.500 famílias no estado. Atualmente, o estado é o 2º maior produtor de mel do Brasil.

Ele ressalta, ainda, que a criação de abelhas depende diretamente da preservação e do replantio da caatinga, uma vez que as abelhas necessitam da floresta nativa para garantir a produção de mel de alta qualidade. “O mel da caatinga, livre de agrotóxicos e produzido por abelhas africanizadas saudáveis, é um dos mais valorizados pelos alemães, que compram o produto e o distribuem para outros países”, destaca Pedro Augusto.

O apicultor enfatiza que os financiamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Banco do Nordeste (BNB) e o apoio do Sebrae/PI, bem como do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), têm sido essenciais para o fortalecimento do setor apícola no estado. Além disso, muitos apicultores que participam de cursos com técnicos especializados multiplicam o conhecimento, formando novos apicultores.

Um dos fatores que favorece a apicultura no Piauí é a sua rica diversidade vegetal, influenciada pelos biomas da Floresta Amazônica, do Planalto Central e do Trópico Semiárido, formando áreas de transição formidáveis do ponto de vista apícola.

O mel do marmeleiro é o mais apreciado pelos consumidores estrangeiros, sendo caracterizado por sua cor clara e sabor suave. Já o mel da aroeira, mais raro e escuro, é reconhecido por sua alta concentração de sais minerais. Para garantir a qualidade da produção, os apicultores investem em boas práticas de manejo, incluindo higiene rigorosa durante a colheita e o processamento.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS