PUBLICIDADE

Sancionada Lei que garante atendimento psicológico a cuidadores de pessoas com deficiência

Para o vereador Venâncio, a sanção representa um avanço na política de cuidados em Teresina

Foi sancionada, na edição de quinta-feira (15) do Diário Oficial do Município de Teresina, a Lei nº 6.199, de autoria do vereador Venâncio (PT), que garante a disponibilização de atendimento psicológico a responsáveis, atendentes pessoais e familiares de pessoas com deficiência na capital.

A nova legislação tem como objetivo oferecer suporte emocional a quem integra a rede de apoio à pessoa com deficiência, reconhecendo os desafios e o desgaste mental que esse papel impõe. Conforme a lei, o atendimento psicológico deverá ser oferecido, preferencialmente, no mesmo dia, horário e local do atendimento da pessoa assistida.

Para o vereador Venâncio, a sanção representa um avanço na política de cuidados em Teresina. “Os dados evidenciam que cuidar de quem cuida é urgente. Um estudo revela que o cansaço e o estresse das mães atípicas são comparáveis aos de soldados em situação de guerra. Além disso, no Brasil, 78% dos pais abandonam as mães de crianças com deficiência ou doenças raras antes dos cinco anos de idade, segundo o Instituto Baresi. Esses números nos mostram a importância de olhar com mais atenção para quem carrega, diariamente, essa responsabilidade”, destacou o autor da matéria.

A Lei também estabelece quem poderá receber o atendimento psicológico previsto: os responsáveis legais por pessoas com deficiência, os atendentes pessoais — que são indivíduos que prestam cuidados básicos no dia a dia, com ou sem remuneração — e os familiares que vivem no mesmo domicílio que a pessoa assistida.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Teresina passa a incorporar mais um mecanismo de fortalecimento da rede de apoio às pessoas com deficiência, garantindo mais dignidade e saúde mental aos seus cuidadores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS