A gestão eleita para 2025 da Prefeitura de Teresina planeja um pacote de medidas administrativas para o próximo ano. O anúncio da reforma no quadro de secretarias aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no auditório da Caixa Econômica Federal, na zona Leste da cidade.
Conforme as novas medidas, pelo menos cinco secretarias serão extintas, duas terão as funções incorporadas por outras pastas e uma será criada. O objetivo da administração é garantir maior equilíbrio fiscal e eficiência financeira à gestão.
Reforma administrativa:
Deixarão de existir as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh); Produção Agropecuária; e Economia Solidária, que será incorporada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).
Também serão extintas as Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) Sul II e Sudeste II. As pastas serão renomeadas para Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU).
Segundo Silvio Mendes, a Coordenadoria de Segurança terá status de Secretaria, que será chefiada pelo coronel Wagner Torres. Já a Coordenação de Direitos Humanos será aglutinada pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
A Secretaria Municipal de Relações Institucionais também será criada em 2025. O primeiro gestor do órgão será o vereador Victor Linhares (Progressistas).
CLUBENEWS