PUBLICIDADE

Reeleição em debate: APPM convoca senadores para tratar de mudanças na Constituição

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) sediou uma reunião extraordinária para debater, junto aos senadores Marcelo Castro (MDB), Ciro Nogueira (PP) e Jussara Lima (PSD), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, que visa acabar com a reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos. Ou seja, quem estiver ocupando o cargo não poderá disputar a reeleição imediata. Além disso, a proposta prevê o aumento do mandato de quatro para cinco anos.

A proposta, aprovada em maio pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, é um substitutivo apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) à PEC original, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). O texto também estabelece a unificação das eleições para todos os cargos eletivos a partir de 2034.

Desde que a reeleição foi instituída, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Marcelo Castro já previa que a medida não daria certo.

“Essa é uma PEC que eu venho tratando há mais de 20 anos. Eu julgo que foi um equívoco muito grande que o Congresso Nacional cometeu quando instituiu o ‘instituto da reeleição’. Isso é completamente contrário a toda a tradição republicana do Brasil. Nenhuma das nossas Constituições trouxe o instituto. Nunca foi prática no Brasil a reeleição.
Existe, hoje, um consenso no Congresso Nacional de que a gente precisa pôr fim ao instituto da reeleição. não vi nenhuma parlamentar se manifestar contra.”

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (UB), também se manifestou contra a reeleição.

“Eu sou e sempre fui contra a reeleição. Acho que é uma disputa desigual pra quem está no exercício de um mandato executivo, seja ele de prefeito, governador ou presidente. E sou a favor de um mandato de cinco anos. Acredito que isso é o melhor para a cidade, para os estados e para o país.”

O senador Ciro Nogueira apresentou uma emenda à PEC que permite a reeleição, em 2028, dos prefeitos eleitos em 2024, incluindo aqueles que forem reeleitos. O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, manifestou apoio à proposta do parlamentar.

“Queremos levar a proposta do senador Ciro Nogueira para outros estados, para que todos os municípios e prefeitos do Brasil possam conhecer. Acreditamos que a melhor solução é encerrar as regras eleitorais atuais em 2028 e criar uma nova legislação”, afirma o presidente da APPM.

Uma mudança importante incluída por emenda do senador Carlos Portinho (PL-RJ) define que os senadores também terão mandatos de cinco anos — diferentemente da proposta inicial, que previa dez anos para o cargo, e dos atuais oito anos. Além disso, o projeto extingue a alternância de eleições para o Senado, determinando que os 81 senadores sejam eleitos em um único pleito, a partir de 2039.

A proposta segue agora para análise no Plenário do Senado, com pedido de urgência para votação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS