
A Receita Federal começou a liberar nesta sexta-feira (21) a consulta ao lote de malha fina referente ao mês de fevereiro, que também inclui restituições de anos anteriores. O órgão informou que aproximadamente 249 mil contribuintes regularizaram pendências e terão valores liberados.
Desse total, 214.310 pessoas receberão restituições que somam R$ 494,09 milhões. Do montante total, R$ 296,95 milhões serão destinados a contribuintes enquadrados como prioritários. Entram nessa categoria os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber por Pix, além de pessoas com idade entre 60 e 79 anos, profissionais do magistério e contribuintes com deficiência física ou mental grave. A Receita também liberou restituições para 30.867 contribuintes que não fazem parte do grupo prioritário, mas que deixaram a malha fina após regularizarem inconsistências.
A consulta pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, na área Meu Imposto de Renda, na opção Consultar Restituição. O procedimento também está disponível no aplicativo da Receita para celulares e tablets.
O pagamento das restituições está previsto para 28 de novembro. Os valores serão depositados na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix vinculada ao CPF. Se o crédito não for concluído, por exemplo em caso de conta desativada, o contribuinte poderá resgatar o valor no Banco do Brasil dentro do prazo de um ano.






