PUBLICIDADE

Rally dos Sertões celebra cinco voltas ao mundo após 300 etapas

O escritor francês Júlio Verne retrata na obra A Volta ao Mundo em 80 Dias a façanha do cavalheiro inglês Phileas Fogg ao percorrer o globo em menos de três meses. Maior rally das Américas, o Sertões conta uma história semelhante. A tradicional e desafiadora competição off-road celebrou, na terça-feira (29/7), a realização de 300 etapas e mais de 200 mil km percorridos em 33 edições, o equivalente a cinco idas e vindas na Terra em mais de três décadas.

A marca foi alcançada na terceira etapa desta edição, no trecho de 434km entre Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA). As cidades estiveram no mapa da primeira versão do Sertões e de disputas anteriores, mas, nesta, há o sentimento de resgate das raízes. Os municípios mineiro e baiano não estiveram no trajeto desde 1993 e 2002, respectivamente.

Com a conclusão do trecho entre Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), tradicional prova supera os 200 mil km percorridos, em 33 edições // Can Am Maverick R é pilotado pelo português Nuno Corvo, com navegação do argentino Fernando Imperatrice – (crédito: Davi Ardunio/Fotop/Sertões)

Nesta quarta-feira (30/7), a disputa segue na Bahia, com o deslocamento entre Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique. No total, são 478km, 276km de trecho especial cronometrado — no qual competidores correm para percorrer o trecho no menor tempo possível. Amanhã, a competição sairá do território baiano e entrará nas terras pernambucanas, a partir de Petrolina.

Nas 32 edições anteriores, 123 cidades, das cinco regiões do Brasil, abriram as fronteiras para o Rally dos Sertões. No ano passado, o Distrito Federal foi palco da largada e da chegada. Desde 1993, 27 países foram representados por competidores. Em média, 2.500 pessoas, entre pilotos, navegadores, equipes, organização e imprensa, compõem a caravana que acompanha cada quilômetro da disputa.

“O Sertões mantém a tradição de se reinventar sem deixar de lado sua essência e o que nos trouxe até aqui. Ao mesmo tempo em que fincamos nossas raízes em estados que recebem a prova desde o início, agregamos novos locais, e com eles tesouros naturais que resumem a beleza de um Brasil com muito a ser revelado e conhecido”, destaca Lenora Guedes, CEO do Rally.

Em 2025, 3.482km serão contemplados, 2.215km de provas especiais, com apoio de 2.828km. Piçarra, areia, trechos pedregosos, travessias de serra e variações de altimetria estão no roteiro de motos, carros, Veículos Utilitários Multitarefas (UTVs) e quadriciclos.

Da largada em Goiânia, no domingo, até a chegada em Bom Jesus da Lapa (BA) foram percorridos 1386km, quase 40% do caminho até a chegada inédita em 3 de agosto na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS