O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (21), uma Central de Diagnóstico em Parnaíba, localizada na Rua Rodrigues Coimbra, em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A unidade oferecerá exames de raios X, ultrassom, mamografia e exames laboratoriais, além de consultas com especialistas e uma sala dedicada ao programa Piauí Saúde Digital, que disponibilizará 10 especialidades médicas.

A Central de Diagnóstico tem como principal objetivo fortalecer a regionalização dos serviços de saúde, atendendo pacientes encaminhados pelo sistema de regulação. Este é um dos 16 centros que serão implantados em todo o estado do Piauí, abrangendo as 12 regiões de desenvolvimento. Agora, é a vez de Parnaíba, que atenderá toda a Planície Litorânea.

Central de Diagnóstico em Parnaíba, localizada na Rua Rodrigues Coimbra, em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Além de descentralizar os serviços, a nova unidade promete mais agilidade nos diagnósticos: os laudos dos exames – como hemogramas, raios X e ultrassons – serão entregues em até 24 horas. Os atendimentos serão realizados com horário marcado, garantindo um serviço mais organizado e eficiente. A Central também servirá de suporte para pacientes encaminhados por consultas realizadas no âmbito do programa Piauí Saúde Digital.

O secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, destacou as prioridades para a região de Parnaíba em 2025.

“Nossa principal meta é ampliar o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), com a separação das atividades da maternidade e do hospital, algo que está previsto para ocorrer até o meio do ano. Também estamos focados na entrega de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Até o final do ano, iremos ampliar essa UPA com mais leitos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), aumentando a capacidade de atendimento da região”, afirmou o secretário.

Costa Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui