
Sete deputados estaduais que ocupavam cargos comissionados em secretarias do Governo do Piauí deixaram suas funções para reassumir os mandatos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A medida foi oficializada com a publicação de decretos no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 1º de dezembro.
O retorno dos parlamentares ocorre em um período estratégico, já que eles têm até o dia 3 de dezembro para indicar emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Sem reassumir o mandato, os deputados não poderiam participar da elaboração e destinação dessas emendas.
Entre os exonerados estão Fábio Xavier, da Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural; Nerinho, da Defesa Civil; Janaínna Marques, do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico; Firmino Paulo, da Irrigação e Infraestrutura Hídrica; Simone Pereira, da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer; Flávio Nogueira Junior, da Infraestrutura; e Carlos Augusto, da Secretaria de Justiça.
Com a volta dos titulares, os suplentes que ocupavam temporariamente os mandatos também foram desligados da Assembleia. Entre eles estão Elisângela Moura, Oliveira Neto, Warton Lacerca, Hélio Rodrigues, Marcus Vinícius Kalume, Ziza Carvalho e Tiago Vasconcelos.
A exoneração dos deputados das secretarias e o retorno à Alepi refletem uma rotina política comum no estado, garantindo que os parlamentares titulares possam participar de decisões orçamentárias importantes e exercer plenamente suas funções legislativas.






