PUBLICIDADE

Rafael Fonteles e secretário de Justiça, Carlos Augusto, inauguram ampliação da Colônia Agrícola Major César com investimento de R$ 14,4 milhões

Em constante trabalho para a melhoria da segurança pública e a ressocialização de apenados, a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), sob a liderança do secretário Coronel Carlos Augusto, inaugurou nesta quinta-feira (20) a reforma e ampliação da Colônia Agrícola Major César. Localizada na BR-343, no município de Altos, a unidade prisional fica a aproximadamente 41 km da capital Teresina.

O evento contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, e de diversas outras autoridades. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização e humanização do sistema penitenciário, promovendo condições mais dignas para os internos e avanços na segurança das unidades.

A Colônia Agrícola Major César recebeu um investimento de R$ 14,4 milhões, oriundos de recursos federais, resultando na ampliação de 88 novas vagas, além de melhorias significativas na infraestrutura da unidade. O projeto inclui pavilhões totalmente reconstruídos, novas áreas de segurança, cozinha com refeitório, setor administrativo, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), via de acesso pavimentada e pavimentação interna entre os pavilhões reformados.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da iniciativa dentro do planejamento estadual de modernização do sistema prisional.

“Temos 16 unidades penitenciárias no Estado do Piauí, quatro delas localizadas nesse complexo, e todas estão sendo modernizadas e revitalizadas. Nosso objetivo é ampliar as vagas e garantir que cada unidade prisional tenha condições adequadas para oferecer educação e trabalho aos internos, promovendo sua ressocialização”, afirmou Fonteles.

O governador também anunciou a intenção de nomear mais 200 policiais penais até o fim do seu mandato, totalizando um aumento de 50% no efetivo e reforçando a segurança no sistema penitenciário. E também fez a entrega de viaturas.

O projeto inclui pavilhões totalmente reconstruídos, novas áreas de segurança, cozinha com refeitório, setor administrativo, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), via de acesso pavimentada e pavimentação interna entre os pavilhões reformados.

O secretário de Justiça, Carlos Augusto, ressaltou que a modernização da unidade reflete o compromisso do governo com a segurança pública e a eficácia da gestão penitenciária.

“Estamos cumprindo uma agenda clara de compromisso com a segurança pública. A reforma da Colônia Agrícola Major César é um dos muitos avanços que estamos promovendo para tornar nosso sistema prisional mais eficaz e humanizado. Precisamos continuar transformando vidas. O sistema penitenciário não é apenas um espaço de cumprimento de pena, mas também de recuperação social. Fico feliz ao ver pessoas que passaram por aqui e hoje estão reconstruindo suas vidas”, pontuou o secretário.

Reforço na infraestrutura e aquisição de equipamentos

Além da ampliação da unidade, a SEJUS vem investindo em melhorias para reforçar o funcionamento das instituições prisionais do estado. Em setembro de 2024, a Secretaria entregou um trator agrícola para a Colônia Agrícola Major César, adquirido por meio de emenda parlamentar do ministro Wellington Dias, titular da pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

GOVERNO DO  PIAUÍ

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS