PUBLICIDADE

Projeto Raízes Culturais reúne grupos tradicionais e fortalece identidade afro-oeirense

Participantes se reúnem na praça de eventos durante o Projeto Raízes Culturais, em Oeiras.

O Projeto Raízes Culturais movimentou a noite de sexta-feira, 21 de novembro de 2025, ao reunir grupos de capoeira, coletivos culturais e comunidades tradicionais em Oeiras, em evento promovido pela Associação Desportiva de Artes e Culturas Oeirense, vinculada ao Grupo de Capoeira Raízes do Brasil, com parceria da secretaria municipal de Cultura e Turismo.

O encontro, coordenado pelo Contramestre Magro de Aço, levou ao público uma série de apresentações que destacaram a história, a memória e as expressões da cultura afro-brasileira no município. A ação contou com apoio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e recebeu agradecimentos especiais à radialista e militante do movimento negro, Arlete Sepúlvida.

As atividades aconteceram no Cine Teatro de Oeiras e reuniram autoridades, líderes de capoeira, coletivos culturais, crianças, adolescentes, jovens, idosos, além das comunidades quilombolas Queiroz e Barra do Rio, pais e simpatizantes da cultura oeirense.

A programação incluiu apresentação de capoeira pelo Grupo Raízes do Brasil, exibição de documentário sobre Zumbi dos Palmares, roda de São Gonçalo conduzida pela mestra Dona Atí, além de um espetáculo teatral de maculelê realizado pelo grupo. A noite encerrou com o tradicional Reisado do Canela, liderado pelo Mestre Boy, seguido de um samba de roda do Raízes do Brasil.

Os trabalhos foram mediados por Gilmar Pacheco (Contramestre Magro de Aço) e Arlete Sepúlvida. A realização foi da Associação Desportiva de Artes e Culturas Oeirense, do Grupo Raízes do Brasil e da secretaria municipal de Cultura e Turismo, com apoio das secretarias de Educação e Assistência Social. A direção ficou a cargo do Contramestre Magro de Aço.

portalintegração

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS