O Piauí tem se destacado na produção agrícola no Brasil. Dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), do IBGE, apontam que, em 2023, a produção agrícola do estado chegou ao patamar de quase R$ 13 bilhões comercializados.
O que impulsionou essa cifra foram as culturas de soja, milho, cana-de-açúcar, feijão, arroz, algodão, banana, melão e melancia. A aposta no agronegócio tem posicionado o Piauí como um polo no setor, atraindo grandes investimentos e fortalecendo a competitividade nacional.
De acordo com o estudo, o Piauí hoje ocupa a 13ª posição entre as unidades da federação no valor total da produção, representando 1,59% do total nacional. Dos municípios piauienses, seis representam 72% da produção estadual: Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Santa Filomena e Currais.
O Piauí acaba sendo um grande atrativo por conta da topografia baixa e dos valores mais acessíveis para adquirir terras em comparação a outras regiões do centro-sul do Brasil, condições que incentivam produtores rurais a investirem no estado.