PUBLICIDADE

Primeiro registro artístico de beijo pode ter sido na Serra da Capivara, diz ICMBio

Uma das primeiras representações artísticas de um beijo está registrada em pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O parque abriga a maior concentração de pinturas rupestres conhecidas das Américas.

As pinturas rupestres encontradas na região da cidade de Coronel José Dias não apenas retratam aspectos do cotidiano, como a caça e rituais, mas também mostram interações afetivas e sociais. Essas representações sugerem que o afeto e as demonstrações de carinho eram aspectos significativos da vida das populações pré-históricas da região.

Pintura rupestres de beijo, na Serra da Capivara. (Foto: Divulgação

Feitas com pigmentos naturais, como óxidos de ferro e carvão, essas pinturas apresentam uma durabilidade surpreendente, preservadas ao longo de milhares de anos pelo clima seco e pelas características das rochas areníticas.

Além da rica herança arqueológica, o Parque Nacional da Serra da Capivara também é um destino de rara beleza natural. Com cânions, cavernas e o icônico monumento da Pedra Furada, o local atrai pesquisadores e turistas de todo o mundo.

A unidade de conservação também desempenha um papel fundamental na proteção de espécies ameaçadas, como o tatu-bola e a onça-pintada, além de preservar as formações únicas da Caatinga.

Fonte: ICMBio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS