PUBLICIDADE

Primeiro caso de intoxicação por metanol é registrado em Teresina

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Um homem de 51 anos é o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Teresina. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o paciente está internado em um hospital particular da capital.

O paciente deu entrada na unidade no dia 2 de outubro, apresentando sintomas compatíveis com intoxicação, como mal-estar, vômitos e alterações visuais. Ele relatou ter consumido um destilado recentemente adquirido, e os sintomas começaram no dia seguinte. O homem passou por sessões de hemodiálise e apresentou boa resposta ao tratamento.

Casos de intoxicação por substâncias exógenas são de notificação obrigatória e são monitorados pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Teresina. O atendimento pode ser realizado pela rede municipal, seguindo protocolos clínicos de suporte, com hemodiálise disponível para os casos mais graves.

Situação no Piauí

Além deste caso, o Piauí registra três suspeitas de intoxicação por metanol. Dois casos foram atendidos em Parnaíba, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), e os pacientes já receberam alta.

Na segunda-feira (6), foi criada uma Sala de Situação para coordenar as ações de monitoramento e atendimento de casos suspeitos, envolvendo a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado da Saúde, FMS, Ministério Público do Piauí, Ministério da Saúde e Polícia Científica. A iniciativa visa garantir rapidez na investigação e no atendimento às vítimas.

Medidas e alertas à população

A Anvisa publicou uma chamada pública para localizar fornecedores internacionais do medicamento fomepizol, específico para intoxicação por metanol, atualmente indisponível no Brasil.

A população pode ajudar denunciando a comercialização de bebidas adulteradas à DECCOTERC ou ao PROCON. Casos suspeitos de intoxicação devem ser comunicados imediatamente ao CIEVS Teresina (cievsteresina@gmail.com) ou ao CITOX-PI pelos números 0800-280-3661 ou (86) 98178-8257.

Dados nacionais

Até o início desta semana, o Ministério da Saúde recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol, sendo 17 casos confirmados e 200 em investigação. São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, seguido por Paraná e outros 12 estados, incluindo Piauí, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Especialistas reforçam que a ingestão de bebidas de procedência duvidosa representa risco à saúde e alertam para a importância da fiscalização e do consumo consciente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS