
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí alcançou em 2025 o maior volume de apreensões de drogas da sua história. Até agosto, já foram interceptadas 1,9 tonelada de entorpecentes nas rodovias federais do estado. O número supera todos os anos anteriores e consolida o Piauí como ponto estratégico de bloqueio ao tráfico interestadual.
Segundo a corporação, o resultado é fruto do uso de tecnologia, operações integradas e atuação de inteligência, que têm dificultado a ação de organizações criminosas que utilizam o estado como rota de transporte.
Os dados mostram crescimento progressivo. Em 2023, foram 923 quilos apreendidos. Em 2024, o volume chegou a 1,4 tonelada. Em 2025, o número subiu para 1,9 tonelada, totalizando 4,2 toneladas retiradas de circulação nos últimos três anos.
Entre os tipos de drogas, a maconha apresentou alta de 68% em relação a 2024, passando de 324 quilos para 546 quilos. A cocaína manteve a liderança entre os entorpecentes apreendidos, com aumento de 19% e registro de 1,3 tonelada neste ano.
Duas operações concentraram a maior parte do resultado. Em julho, na BR-316, em Picos, foram apreendidos 637 quilos de cocaína e skunk, com apoio do Corpo de Bombeiros e cães farejadores da Polícia Civil. Em agosto, na BR-343, em Piripiri, agentes interceptaram um caminhão com 540 quilos de cocaína vindos de Belém (PA) com destino ao Ceará. O motorista tentou fugir, mas foi preso.
Somadas, essas ações resultaram em mais de 1,1 tonelada de drogas, reforçando a eficiência das operações no estado.
Fonte: Conecta Piauí