PUBLICIDADE

Previsão climática aponta aumento do calor e redução de chuvas no Norte e Sul do Piauí

Os meses de maio, junho e julho devem ser marcados por poucas chuvas e temperaturas acima da média histórica no Piauí. A previsão foi divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), em parceria com centros de meteorologia do Nordeste. O alerta é especialmente preocupante para o Norte do estado, região que normalmente ainda registra precipitações nesse período do ano.

De acordo com a Semarh, a redução das chuvas em relação à média climatológica pode trazer impactos diretos para setores como a agricultura, o abastecimento de água e outras atividades que dependem das condições climáticas. No Sul do estado, onde o período chuvoso já se encerrou, a previsão é de manutenção dos baixos índices de precipitação típicos da estação.

A climatologista Sara Cardoso explica que o cenário está relacionado a fenômenos oceânicos e atmosféricos de escala global. “Estamos sob uma condição de neutralidade da La Niña no Oceano Pacífico, com áreas de resfriamento e aquecimento anômalo, além do aquecimento das águas do Atlântico Equatorial. Isso reduz a formação de sistemas que favorecem chuvas no Norte do Piauí”, detalha a especialista.

Além da escassez de chuvas, os modelos climáticos apontam para temperaturas acima da média em todo o estado, com destaque para o semiárido do Sul, onde as máximas podem ultrapassar os 34°C. “O aumento da temperatura, aliado à redução das chuvas, pode intensificar os efeitos da seca e exigir ações de adaptação tanto no campo quanto nas cidades”, alerta Sara Cardoso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS