
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta segunda-feira (12) que, por enquanto, não há planos de uma ação militar dos Estados Unidos em território mexicano. A decisão foi anunciada após uma ligação com o presidente norte-americano, Donald Trump.
Durante a coletiva de imprensa matinal, Sheinbaum disse que recusou a proposta de intervenção militar apresentada por Trump. “Continuamos a colaborar dentro da estrutura de nossa soberania”, destacou. A presidente classificou o contato com o mandatário dos EUA como uma “boa conversa” e afirmou que os dois líderes discutiram temas como segurança, combate ao tráfico de drogas, comércio e investimentos.
No domingo (11), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversou com o ministro mexicano das Relações Exteriores, Juan Ramón de la Fuente, sobre a necessidade de fortalecer a cooperação para desmantelar redes narcoterroristas e impedir o tráfico de fentanil e armas, segundo comunicado do Departamento de Estado.
O diálogo entre os países reflete esforços contínuos para reduzir a violência ligada ao tráfico e ampliar a colaboração econômica e de segurança na região.






